1942 - Atentado ao Brasil

R$32,90

Resumo

Em 15 de agosto de 1942, às 19h 10min, o navio de cabotagem Baependi foi torpedeado próximo da costa brasileira. Era a primeira das cinco embarcações vítimas do submarino alemão U-507. Este ataque contra a nossa navegação costeira matou em três dias mais brasileiros do que a campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em combates na Itália. Foram 670 mortos em 72 horas e durante a campanha italiana perdemos 451 militares, incluindo oito oficias da FAB (Força Aérea Brasileira).

Autor

José Martiniano dos Santos Júnior – jornalista, fotógrafo e pesquisador ‒ nasceu em Valença em 11 de julho de 1966, e veio com a família para Salvador em 1969. Concluiu curso de fotografia ‒ sua grande paixão ‒ no Senac, em 1984. Trabalhou como pesquisador de imagens e diagramador para a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no ano de 1999, para as festividades dos 450 anos da cidade do Salvador.

1942 - Atentado ao Brasil

Mais Imagens



Compre aqui

Leia um trecho deste livro  
Versão eBook no(s) seguinte(s) site(s):
Link para o eBook deste livro na Saraiva
Link para o eBook deste livro no Google Play

Detalhes

Alguns livros publicados que fazem referência ao ataque o descrevem de maneira superficial e raramente tínhamos informações sobre os sobreviventes e seus dramas pessoais. Com a finalidade de reconstruir este fato histórico, baseado nos depoimentos dos náufragos vinculados pelos cinco jornais da época – A Tarde, Diário da Bahia, O Imparcial, Diário de Notícias, Estado da Bahia – busquei humanizar e dar uma identidade aos personagens envolvidos diretamente no acometimento, para edificar o percurso da narrativa deste trabalho, cujo objetivo é corroborar aos leitores sobre este fato. Portanto, este livro é uma visita aos nossos antepassados por meio de seus periódicos e apesar de serem fragmentos de um cotidiano, a sua conexão resultou em uma narrativa integral, um guia luminoso em um túnel escuro de uma história fadada ao esquecimento.

Informação Adicional

Autor José Martiniano dos Santos Jr.
ISBN 978-85-7923-468-2
Páginas 129
Formato 14 x 21
Link 15 páginas em PDF http://issuu.com/editorabarauna/docs/1942-15