Lançamento: Danação, livro de Marcus Achiles

Danação é um romance de realismo fantástico ambientado no Brasil Colônia, no ano de 1734. O livro narra a história de Diogo Durão de Meneses, um paulista, neto de portugueses, que para evitar a falência do engenho de sua família vende sua alma em troca “da maior mina de ouro das Gerais”. O malfadado pacto termina em tragédia, levando-o a abandonar o engenho onde fora criado.

Diogo inicia uma jornada de culpa e purgação pelos sertões, na companhia de João, seu escravo, e de Inácio, filho do cativo. Após quatro anos sem rumo, o jovem senhor de engenho se sente compelido a seguir para Taubaté. Ele encontra o lugarejo aterrorizado por ataques que ocorriam a cada sexta-feira e já teriam vitimado seis pessoas.

Portugueses e paulistas logo se apressaram em acusar os índios, pois os mortos foram encontrados queimados. Nem todos, porém, culpavam a eles. Houve quem visse na mortandade sinais da fúria divina ou mesmo de um enviado dos infernos. É nesse pandemônio de violência, intolerância e fanatismo que Diogo chega a Taubaté, destinado a enfrentar um ser que nos séculos seguintes estaria imortalizado no nosso imaginário.

Danação não é apenas um livro que abre um caminho inédito na literatura fantástica publicada no Brasil. É também uma obra que une ficção a uma narrativa fiel do cotidiano na colônia há três séculos. Lá estão costumes de uma época perdida e que soariam hoje absurdos e intrigantes: as precárias condições de saúde, a culinária singular, o fanatismo religioso, as crendices primitivas e a crueza dos deslocamentos sertão adentro fazem do romance uma verdadeira viagem no tempo.

Junte-se a senhores de engenho, benzedeiros, escravos, soldados, padres, colonos, estrangeiros e tropeiros, em uma terra de incerteza e provação.

________________________________________________________________________________________________

O autor

Marcus Achiles é baiano, mas mora em Brasília desde a década de 70. Jornalista e servidor público decidiu aventurar-se na literatura fantástica, inconformado com a pequena quantidade de obras que tenham o folclore brasileiro como pano de fundo. Danação é seu primeiro romance.

________________________________________________________________________________________________

Dados da Obra

Danação

Autor: Marcus Achiles
ISBN: 978-85-7923-487-3
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 409
Preço Normal: R$ 49,90
Preço no site da Baraúna: R$ 39,90

Share this nice post:

Facebook comments:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>