Fatos e Fotos Bocaina do Sul - SC

R$56,00

Resumo

Por volta do ano de 1920, alguns moradores de Bocaina do Sul, liderados por José Athanázio de Liz e Lemos (coronel Zeca Athanázio), reuniram-se em um comício político, a fim de criar uma escola. Foi instalada, a princípio, numa casa, na rua principal da cidade. Com o decorrer do tempo, a antiga sala tornou-se pequena para atender a demanda. Então, as lideranças políticas acharam por bem escolher outro local para a instalação, não de uma escola isolada, mas de um grupo escolar.

Autor

Tereza de Medeiros Luciano, natural de Gravatal-SC, reside em Lages desde 1987. Casada com Valmir Martins Luciano, é mãe de Adriany, Fabiany e Cristiany e avó de Pedro Henrique, Sophia, Fabrício e João Miguel. Professora de Língua Portuguesa, Francês e Linguística.

Fatos e Fotos Bocaina do Sul - SC

Mais Imagens



Compre aqui

Leia um trecho deste livro  
Versão eBook no(s) seguinte(s) site(s):
Link para o eBook deste livro na Saraiva
Link para o eBook deste livro no Google Play

Detalhes

O terreno foi doado pelo Sr. José Maria Schmidt e sua esposa, Edite Coelho Schmidt, durante a realização de um comício, como era costume na época, e ficava situado na Rua Zeca Athanázio. Há certa divergência quanto ao arquiteto que projetou a obra. Uns afirmam ter sido o Padre Theodoro Bauschulte, outros, o Dr. João Pedro Arruda. Como grupo escolar funcionou até 1969, quando passou a ser a “Escola Básica Campos Sales”. A professora Juventina Hemkemaier Kauling foi uma das primeiras diretoras. Professora normalista, formada pelo conceituado Colégio Santa Rosa de Lima – Lages – SC. Infelizmente, não foram encontrados, nos arquivos da escola, os nomes dos professores que auxiliaram Dona Juventina, cujo exemplo de amor ao magistério está impresso em todos os documentos que se possa pesquisar. O prédio escolar possui, ainda hoje, a mesma estrutura, embora tenha passado por uma ampla reforma no ano de 1999, durante a atual gestão administrativa da professora Dalva Maria Oliveira de Liz. Em junho de 1997, por empenho da professora Tereza de Medeiros Luciano, passou a atender a clientela destinada ao Ensino Médio e atualmente este curso já se encontra reconhecido pelos órgãos competentes. Após o reordenamento do ensino, passou a chamar-se “Escola de Educação Básica Campos Sales”.

Informação Adicional

Autor Luciano, Tereza de Medeiros
ISBN 978-85-7923-896-3
Páginas 143
Formato 14 x 21
Link 15 páginas em PDF http://issuu.com/editorabarauna/docs/fatosefotos_15/0

Você pode estar interessado nos seguintes produtos

Bocaina do Sul em Verso e Prosa

Bocaina do Sul em Verso e Prosa

R$46,00